• Idiomas:  

  • EN  ES



Serviços

Terapia de Casal

As relações de casal são das mais importantes para o ser humano, e ao mesmo tempo, das mais complexas. Sendo muito mais que a soma de duas partes, o casal tem uma dinâmica própria que influi e está influenciada pelos indivíduos que a constituem. Cada pessoa imprime no seu cônjugue o seu mundo: a sua história pessoal, familiar e cultural. Por um lado isto pode enriquecer o casal, ajudando ao crescimento e desenvolvimento de cada um dos seus membros. Por outro, as diferenças podem gerar conflitos dado as dificuldades que muitas vezes existem ao intentar conciliar e/ou negociar modelos, ideias e expectativas que cada individuo-conjugue deseja, separadamente, aportar à relação.

O objectivo primordial da terapia de casal é promover novas possibilidades de relação, de acordo com as necessidades, características e potencial do casal e de cada indivíduo; facilitar uma maior compreensão, abrir canais de comunicação, modificar padrões de relação disfuncionais, elaborar conflitos e fomentar o desenvolvimento tanto individual como do casal. A terapia pode também actuar, de maneira construtiva, como suporte e preparação para um eventual processo de ruptura ou separação, velando a saúde e o bem-estar dos seus membros e dos filhos, caso existam.

Por regra geral é considerado um processo de terapia breve (8 – 12 sessões). Os encontros realizam-se com uma frequência quinzenal (em certas ocasiões semanal), e duram aproximadamente 1 hora. A primeira fase, a de avaliação, é considerada separadamente e comporta 1 ou 2 sessões, sendo preferencialmente semanal. Considera-se imprescindível que o casal esteja presente.


Áreas onde se recomenda a intervenção da terapia de casal:

- Problemas de comunicação;
- Dificuldade na resolução de problemas;
- Infidelidade;
- Ciúmes;
- Agressividade e violência;
- Depressão;
- Insatisfação sexual;
- Problemas sexuais;
- Desencontros financeiros;
- Mediação;
- Problemas com a família de origem;
- Problemas com o manejo dos filhos.