• Idiomas:  

  • EN  ES



profissionais

Dr. Vitor Silva


Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta, Músico.

Nascido no Algarve, estudou Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (I.S.P.A.) em Lisboa. Nos idos de 2004 decide ir para Barcelona por forma a realizar seu estágio profissional.

Como amor à primeira vista, ali residiu durante vários anos onde teve oportunidade de investigar, completar estudos de mestrado, trabalhar no âmbito hospitalar assim como em contexto privado.

Em 2005 integra uma equipa de investigação pelo Hospital De La Santa Creu i Sant Pau. Com o Dr. Juan Luís Linares - chefe do departamento de Psiquiatria e director da escola de terapia familiar de dito hospital, então presidente da European Family Therapy Association (E.F.T.A.) -, especializa-se no campo da psicose e suas bases relacionais. Desde cedo fez da psicopatologia grave nos adultos e adolescentes sua área de maior investigação clínica.

No mesmo ano e dispondo de uma bolsa de estudo do mesmo hospital, cursa estudos de mestrado em Terapia Familiar Sistémica, onde durante 4 anos aprofundiza seu conhecimento no mundo da psicoterapia. É convidado para o cargo de co-terapeuta familiar ao lado do Dr. Juan Luis Linares, formando assim equipa terapêutica.

Em 2008 é-lhe proposto, na área da psicose, co-liderar grupos clínicos de pacientes e famílias no departamento de terapia familiar do mesmo hospital.

Participa em congressos, conferências, tendo também feito algumas traduções ao português de artigos já publicados na prestigiada revista (especializada) Family Process.

Em seus últimos anos pela cidade condal, a par de um contexto hospitalar, trabalha como membro do Centro Internacional Hestia assim como em âmbito privado, realizando psicoterapia em português, castellano, ingles e catalão. 

Em 2011 lançasse em odisseia mais internacional, percorrendo pela América latina centros de terapia familiar associados à escola de terapia familiar do hospital de San Pau em Barcelona (RELATES).

Foi psicoterapeuta e investigador/ docente da equipa de terapia familiar do Hospital De La Santa Creu I Sant Pau - Barcelona. É hoje co-criador do projecto “Vidas com Arte”.

É membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialista em Clínica e da Saúde & Psicoterapia reconhecido pela mesma ordem (O.P.P.), com a cédula profissional Nº 15248, assim como membro efectivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (S.P.T.F.)

Como músico-aprendiz, sendo aluno do maestro e Guru Pt. Hariprasad Chaurasia explora, através do bansuri, sonoridades orientais.

Considera-se curioso e aventureiro em doses proporcionais.



Carolina Martins

Historiadora, Arqueóloga, Professora de Ioga, Terapeuta de Massagem Tailândesa

Nasceu em França, filha de pais portugueses. Começou a dedicar, de forma intensiva, o seu tempo à pratica do Ioga desde o ano de 2007, embora tenha previamente realizado uma carreira universitária em Historia Romana Antiga, feito estudos de mestrado em iconografia romana e trabalhado como Arqueóloga. 

O Ioga não constitui, em sua opinião, uma actividade desportiva, considera-a bem mais um estilo de vida, uma fonte de infinita inspiração, uma exploração e desafio dos limites do SER, uma filosofia de vida.

Porém, foi somente durante estes três ultimos anos, passados a viajar pelo mundo, que se produziu um ”despertar”: a viagem foi abrindo novas portas de compreensão assim como de transformações internas. Com a descoberta da India, um vínculo mais sólido surgiu, indo ao encontro dos verdadeiros princípios de uma vida ióguica. A prática do Ioga e o conhecer de novos mestres e professores tornaram-se parte do quotidiano.

Foi em 2013, em pleno coração sagrado indio (Nasik – Maharashtra), que decide realizar uma formação em Ioga. Como objetivo: apreender a verdadeira essência, os verdadeiros pressupostos do Ioga e assim poder lecionar de forma certificada; aprofundar o seu próprio crescimento espiritual. Esta formação foi baseada numa forma de ensino traditional de Hatha e Ashtanga Ioga: os discípulos são acompanhados por um guru, Rishi Dharmajyoti (ele mesmo discípulo de Swami Satyananda Saraswati, fundador da Escola de Ioga do Bihar, na India), com ele vivem em comunidade (Gurukul) e dele aprendem a essência do Ioga. Isto implica a prática de posturas (asanas); de exercícios de respiração (pranayamas); o estudo de textos antigos; meditação; canto de mantras, etc.

Acredita que o Ioga é um caminho que leva à saúde e à auto-realização do SER. Seu objetivo, como instrutora, é de orientar os alunos numa melhor conexão corpo-mente-espirito, na aceitação e no respeito do corpo e dos seus limites. As aulas são enfocadas principalmente na observação da respiração, no relaxamento do corpo (e do espirito), no encorajamento de cada estudante em poder aceitar-se a si próprio. Com a prática regular do Ioga, espera que seus alunos comecem a sentir os beneficios, nao só durante as aulas mas também no dia-a-dia: uma melhor concentração e capacidade de enfoque, flexibilidade, fortalecimento das articulações assim como a atenuação de eventuais bloqueios físicos ou mentais.

Tanto para si mesma como para os seus estudantes recomenda seguir os principios da “regra S.W.A.N”, desenvolvido por Swami Niranjanananda, actual director da Escola de Ioga do Bihar, onde se combinam técnicas para o desenvolvimento pessoal com os benefícios físicos do Ioga:


S para strengths, forças: cultivar as nossas forças;
W para weaknesses, fragilidades: trabalhar as nossas fragilidades;
A para ambitions, ambições: realizar as nossas ambições;
N para needs, necessidades: compreender as nossas necessidades.

O Ioga (asanas, pranayamas, mudras, bandhas) deve ser abordado desde este ponto de vista holístico, e não só no seu aspeto fisico. Por tudo isto acredita que o Ioga não tem idade, não tem corpo nem condição, é uma disciplina para todos sem exceção!

Carolina é hoje co-criadora do projecto “Vidas com Arte”, ensina Ioga em grupo ou individualmente. Leciona aulas de Ioga em português, inglês, espanhol, francês e italiano, disponibilizando seus serviços em diferentes estâncias hoteleiras na região do Algarve, visando atletas e turistas que desejem usufruír, periodicamente, desta bonita actividade e filosofia.

Dá também aulas ao domicílio e por Skype em condições previamente estabelecidas com os alunos.

 

Outras formações:

  • Yoga for the Special Child®, Basic Program 1, Almancil, Portugal, Março 2013.

  • Thai Massage School of Chiang Mai, Foundation of Thai Massage Course, Chiang Mai, Thailand, Julho 2014.

  • “Rainbow Kids Yoga” Yoga for Kids and Families Teacher Training Course , Lisboa, Portugal, Outubro 2014.

  • "Teacher training: Primary series of Ashtanga Yoga" com David Swenson, Lisboa, Portugal, Junho 2015.