• Idiomas:  

  • EN  ES



Serviços

Hatha Ioga

Hatha é a associação das palavras sanskritas há = sol e tha = lua. Yoga, por sua vez, poderia traduzir-se por união. Assim, o Hatha Ioga seria a união do Sol e da Lua, do masculino e do femenino, das energias fisica e mental.

Originalmente o Hatha Ioga é um sistema de práticas que preparam à meditação, purificando o corpo e equilibrando a mente. Isto implica o limpar dos “canais de energia” que percorrem o nosso corpo, canais que podem estar bloqueados, impedindo à energia de fluir livremente. As maiorias destas “limpezas” poderão dar-se durante as aulas.

As posturas (asanas) permitem a energia fluir, fortalecendo os músculos, articulações e o funcionamento dos órgãos. Durante a prática de asanas, o foco está na consciencialização das diferentes partes do corpo, na visualização dos músculos e articulações estirados, no movimento circular da respiração. Estes elementos permitem desenvolver uma melhor conexão corpo-espirito, pois ao atingirmos estabilidade e equilíbrio na postura também o alcançamos na própria mente.

O terceiro grande aspeto do Hatha Ioga é pranayama ou seja, o controlo e ativação da energia vital através da respiração. Estes exercícios de respiração são frequentemente acompanhados de bandhas - bloqueios da energia numa zona específica do corpo que depois será libertada e redirigida - e de mudras - gestos efetuados com as mãos, os olhos ou posturas corporais.

O Ioga surge então como uma disciplina bem diferente de qualquer outra actividade desportiva: procura estabilidade na posição (asana), conforto e consciência - controlo dos movimentos e da respiração. São estes os alicerces fundamentais para aprofundar uma prática ióguica benéfica.

As aulas são adaptadas a todos os níveis e incluem posturas dinâmicas como também estáticas, de meditação e de relaxamento. Em alguns casos, tais como pessoas idosas, atletas, crianças, grávidas ou pessoas com algum problema de saúde, as aulas poderão ser modeladas e desenhadas especificamente.